NOTÍCIAS

31-JUL-2026

CAPS Eusébio promove projeto "Trilha de Carreira" e orienta jovens sobre ansiedade e preparação para o vestibular

O encontro teve como tema “Ansiedade e Estudos para o Vestibular” e reuniu jovens para um momento de diálogo, acolhimento e troca de experiências.

Por Comunicação 31/07/2026 #saúde
Com o objetivo de fortalecer a saúde mental e incentivar o protagonismo dos jovens na construção de seus projetos de vida, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Eusébio realizou, na manhã desta sexta-feira (31), uma edição do projeto Trilha de Carreira. O encontro teve como tema "Ansiedade e Estudos para o Vestibular" e reuniu jovens para um momento de diálogo, acolhimento e troca de experiências sobre os desafios da preparação para o ensino superior.

A programação contou com entrevistas com profissionais de diferentes áreas, conversa sobre carreira e mercado de trabalho, dicas para a escolha profissional, estratégias para lidar com a ansiedade durante os estudos e atividades práticas e reflexivas, proporcionando aos participantes orientações para conciliar a preparação para o vestibular com os cuidados com a saúde mental e o bem-estar.

O projeto surgiu a partir da realidade vivenciada pelos usuários do CAPS, que frequentemente relatavam inseguranças em relação ao futuro profissional e à inserção no mercado de trabalho.Segundo a psicóloga do CAPS, Camila Silva, a iniciativa já vinha sendo construída há bastante tempo dentro dos atendimentos realizados pela equipe.

"Percebíamos muitos pacientes dizendo que nunca conseguiriam trabalhar ou construir uma carreira. Existe um estigma de que saúde mental e trabalho não caminham juntos, mas sabemos que isso não é verdade. Esse trabalho já era desenvolvido nos grupos e atendimentos individuais. Agora decidimos ampliar essa proposta por meio do Trilha de Carreira", explicou.

Camila destaca que o projeto também nasceu da necessidade de apoiar jovens que enfrentam dificuldades para acreditar em seu próprio potencial durante a preparação para o vestibular. "Recebemos principalmente jovens em idade vestibular que diziam não ter capacidade para estudar. Começamos a trabalhar a organização da rotina de estudos e tivemos a alegria de acompanhar alguns deles sendo aprovados no vestibular. O CAPS vibra com essas conquistas. Foi daí que surgiu o desejo de cuidar da totalidade desses jovens, fortalecendo seus sonhos e projetos de vida", disse Camila. 

Para a coordenadora do CAPS Eusébio, Maria Imaculada, a iniciativa reforça o compromisso do serviço com a promoção da saúde mental e da inclusão social. "O jovem vive um momento de muitas decisões, como a escolha da carreira, o vestibular e o Enem, que frequentemente são acompanhados por quadros de ansiedade. Essa ação busca ajudá-los a lidar com esse período tão importante, fortalecendo o protagonismo, a reabilitação psicossocial e, principalmente, a inclusão das pessoas em sofrimento psíquico para que possam realizar suas escolhas e viver seus sonho", finalizou. 

A proposta é que o Trilha de Carreira passe a integrar o calendário de ações do CAPS, sendo realizado pelo menos duas vezes por ano, nos períodos que antecedem os vestibulares. "Nossa intenção é promover novas edições nos meses de julho e dezembro, ou janeiro, justamente nos momentos em que os jovens estão mais envolvidos com a escolha da profissão e a preparação para os processos seletivos", concluiu Maria Imaculada.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
TIME BRASIL - ACÕES DE INTEGRIDADE PÚBLICA PARA ESTADOS E MUNICÍPIOSSelo UNICEF 2021-2024