Fotos: Makciel Castro/NUCA
Nesta quinta-feira (17), o município de Eusébio esteve representado no Seminário comemorativo aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento aconteceu no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará. Os alunos Ícaro Fernando e Maria Clara, os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Eusébio (CMDCA), representantes da Sala dos Conselhos participaram do evento em alusão aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
Ícaro Fernando é aluno da do 7° ano da Escola Josefa Sá, no período da tarde e Maria Clara é aluna da 7° ano da Escola Clodomir Teófilo Girao, da Associação Estação da Luz. Os dois adolescentes compõem o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e o Comitê de Participação dos Adolescentes de Eusébio (CPA). Participaram ainda do evento, a representante do Conselho Tutelar de Eusébio, Vitória Glenda, as representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Larissa Barros e Jacqueline Moura.
A programação foi conduzida pelo Comitê de Participação de Adolescentes do Estado, garantindo protagonismo juvenil na condução das falas, painéis e apresentações.
Os temas debatidos, foram: participação social, convivência comunitária, envolvimento nos conselhos, prevenção ao trabalho infantil e a valorização de espaços de escuta ativa para adolescentes.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completou 35 anos neste último domingo (13). "Foi um momento muito importante de validação do Estatuto, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente completou trinta e cinco anos. As pessoas começaram a ver as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos. O país passa a olhar as crianças como esperança, começa a olhar como uma mudança de vida real. E o nosso compromisso é garantir a participação desses meninos e meninas porque eles são protagonistas do território que eles vivem", destaca Makciel Castro, Assessor de Juventude de Eusébio.
O secretário-executivo dos Conselhos Municipais de Eusébio, Armando de Paula, destaca a importância do ECA. "O Estatuto da Criança e do Adolescente é um instrumento vivo e necessário para as transformações sociais", destacou.