Fotos: Levy Oliveira/PME
O sonho do documento da casa própria está cada vez mais presente na vida dos eusebienses. De janeiro a agosto deste ano, 232 famílias do município receberam gratuitamente o documento oficial do imóvel, por meio do programa Minha Casa é Minha, uma iniciativa que tem transformado a realidade de quem antes vivia na insegurança da moradia sem registro.
As entregas contemplaram diferentes bairros: foram 50 documentos remanescentes do Autódromo, Olho D'Água, Santo Antônio e Novo Portugal; 90 da Encantada; e 60 da Vila ABC, no Parque Havaí. A ação mais recente aconteceu na noite desta quinta-feira (21), Dia Nacional da Habitação, quando 32 famílias do Conjunto Santa Isabel, no bairro Mangabeira, celebraram a conquista.
A emoção tomou conta dos moradores no momento da entrega. "Sou uma grande amiga de uma das beneficiadas, e posso dizer o quanto ela esperava por esse momento. Há tempos ela dizia que o sonho era ter esse documento em mãos, e hoje ela viveu isso", disse Fátima Maciel, da Mangabeira.
Lançado em junho de 2023, o programa Minha Casa é Minha tem como propósito executar o REURB-S (Regularização Fundiária de Interesse Social), entregando gratuitamente matrículas e escrituras a famílias em situação de vulnerabilidade social. Antes da entrega, os imóveis passam por vistoria da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Assessoria Especial de Políticas da Habitação e do Cartório Facundo.
Com mais de 200 documentos entregues somente em 2025, o Minha Casa é Minha segue mudando vidas no Eusébio e reforçando o direito fundamental ao documento da casa própria.