Com os olhos brilhando e o sorriso estampado no rosto ao correr de encontro à mãe Camila Bezerra, a pequena Catarina, de 7 anos, adentrou à sala já vestida com seu novo fardamento escolar. Camila relembrou o dia em que foi à escola para buscar o novo fardamento. "Eu vim buscar o fardamento, acho que fui uma das primeiras a chegar e pegar. Catarina ficou muito feliz com a farda nova", disse a mãe. A cena vivida no CEI Maria Zuleide, no bairro Mangabeira, é apenas um retrato do que se repetiu em várias escolas da rede pública municipal do Eusébio: emoção, orgulho e um sentimento de pertencimento.Aluna do 1º ano, Catarina chegou à escola aos 4 anos de idade, vinda de uma creche particular em Fortaleza. Morando há três anos no município com o marido Alberdan Trinchão, Camila se recorda com carinho da trajetória da filha desde que entrou na escola. "Catarina começou a estudar aqui aos 4 anos. Ela não sabia formar sílabas, e em menos de quatro meses ela já estava lendo. Eu costumo dizer que o Maria Zuleide foi palco de muitas emoções. Um dos maiores acertos daqui do Eusébio é na escola", declarou.Recentemente, os alunos da rede pública municipal receberam o novo kit de fardamento completo com camisa, calça e tênis escolhido pelos próprios estudantes, através de votação. Muito mais que uma entrega simbólica, a ação teve um impacto profundo na autoestima das crianças e no fortalecimento do vínculo entre família e escola.O mesmo sentimento foi compartilhado por Dayane Freitas, mãe da Dulce Maria (2º ano C, 7 anos) e da Marya Clara (Infantil V, 5 anos). Ela se recorda, com entusiasmo, do dia em que as filhas receberam o novo fardamento. "Essa farda foi muito desejada! Quando chegou, ela já queria logo vestir. Queria que eu já viesse buscar pela manhã, mas eu só pude vir à tarde, e foi uma confusão, já que à tarde ela já queria ir para a escola com a farda nova", afirmou Dayane. Moradora do Eusébio há sete anos, Dayane vive com o esposo Thiago Gadelha e se diz grata por ter encontrado uma rede de ensino que acolhe suas filhas com tanto zelo e cuidado. Ao permitir que os próprios estudantes escolhessem o modelo do novo uniforme, a Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mostrou que ouvir e valorizar a voz das crianças é um passo importante para uma educação mais afetiva e participativa. "Um projeto político pedagógico com uma finalidade: a aprendizagem. E as professores fazem muito bem esse trabalho de alfabetização", disse Anny Monteiro, diretora da escola Maria Zuleide, que hoje conta com mais de 500 alunos, com turma que vão do Berçário ao 2º ano. "Quando a criança se vê representada até na roupa que veste, isso fortalece sua autoestima, sua confiança e o seu vínculo com a escola. E isso se reflete no aprendizado, na presença, no comportamento. É uma ação simples, mas com um impacto profundo na vida dessas famílias", destaca o prefeito Dr. Júnior.
Com os olhos brilhando e o sorriso estampado no rosto ao correr de encontro à mãe Camila Bezerra, a pequena Catarina, de 7 anos, adentrou à sala já vestida com seu novo fardamento escolar. Camila relembrou o dia em que foi à escola para buscar o novo fardamento. "Eu vim buscar o fardamento, acho que fui uma das primeiras a chegar e pegar. Catarina ficou muito feliz com a farda nova", disse a mãe. A cena vivida no CEI Maria Zuleide, no bairro Mangabeira, é apenas um retrato do que se repetiu em várias escolas da rede pública municipal do Eusébio: emoção, orgulho e um sentimento de pertencimento.
Aluna do 1º ano, Catarina chegou à escola aos 4 anos de idade, vinda de uma creche particular em Fortaleza. Morando há três anos no município com o marido Alberdan Trinchão, Camila se recorda com carinho da trajetória da filha desde que entrou na escola. "Catarina começou a estudar aqui aos 4 anos. Ela não sabia formar sílabas, e em menos de quatro meses ela já estava lendo. Eu costumo dizer que o Maria Zuleide foi palco de muitas emoções. Um dos maiores acertos daqui do Eusébio é na escola", declarou.
Recentemente, os alunos da rede pública municipal receberam o novo kit de fardamento completo com camisa, calça e tênis escolhido pelos próprios estudantes, através de votação. Muito mais que uma entrega simbólica, a ação teve um impacto profundo na autoestima das crianças e no fortalecimento do vínculo entre família e escola.
O mesmo sentimento foi compartilhado por Dayane Freitas, mãe da Dulce Maria (2º ano C, 7 anos) e da Marya Clara (Infantil V, 5 anos). Ela se recorda, com entusiasmo, do dia em que as filhas receberam o novo fardamento. "Essa farda foi muito desejada! Quando chegou, ela já queria logo vestir. Queria que eu já viesse buscar pela manhã, mas eu só pude vir à tarde, e foi uma confusão, já que à tarde ela já queria ir para a escola com a farda nova", afirmou Dayane. Moradora do Eusébio há sete anos, Dayane vive com o esposo Thiago Gadelha e se diz grata por ter encontrado uma rede de ensino que acolhe suas filhas com tanto zelo e cuidado.
Ao permitir que os próprios estudantes escolhessem o modelo do novo uniforme, a Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mostrou que ouvir e valorizar a voz das crianças é um passo importante para uma educação mais afetiva e participativa. "Um projeto político pedagógico com uma finalidade: a aprendizagem. E as professores fazem muito bem esse trabalho de alfabetização", disse Anny Monteiro, diretora da escola Maria Zuleide, que hoje conta com mais de 500 alunos, com turma que vão do Berçário ao 2º ano.
"Quando a criança se vê representada até na roupa que veste, isso fortalece sua autoestima, sua confiança e o seu vínculo com a escola. E isso se reflete no aprendizado, na presença, no comportamento. É uma ação simples, mas com um impacto profundo na vida dessas famílias", destaca o prefeito Dr. Júnior.