Foto: Makciel Castro
O município de Eusébio deu um passo importante na promoção da cidadania juvenil ao realizar, nesta terça-feira (18), o I Encontro Municipal de Adolescentes de Eusébio, uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA Eusébio). O evento reuniu dezenas de jovens para debater, construir propostas e apresentar o Plano Municipal de Participação Cidadã, documento elaborado pelos próprios adolescentes e que irá orientar as ações voltadas à juventude pelos próximos três anos.Durante o encontro, os participantes revisitaram as atividades realizadas pelo NUCA em anos anteriores e apresentaram, de forma coletiva, o novo plano de ação baseado nos sete temas prioritários definidos pelo UNICEF para 2025. Esses eixos servirão como base estratégica para o trabalho do NUCA entre 2025 e 2028, reforçando o protagonismo juvenil e o compromisso com políticas públicas inclusivas.Para aprofundar os debates, os adolescentes foram organizados em sete Grupos de Trabalho (GTs), cada um dedicado a um dos temas definidos pelo Unicef (2025/2028). São eles: Equidade Étnico-Racial; Empoderamento de Meninas e Igualdade de Gênero; Saúde Integral e Integrada de Adolescentes; Educação / Transição Positiva para o Mundo do Trabalho; Proteção Contra Violências; Mitigação dos Impactos das Mudanças Climáticas na Vida de Crianças e Adolescentes; Tema Livre (Políticas de Cidadania / Internet Segura).Os GTs construíram propostas concretas, que agora passam a integrar o Plano Municipal de Participação Cidadã, e nortearão a atuação do NUCA no município. Ou seja, o plano nasce com a identidade e as ideias dos próprios jovens. Eles foram responsáveis por discutir, escrever e definir as ações que desejam ver implementadas no município, um verdadeiro exercício de cidadania, formação crítica e liderança. Muito mais que um grupo de debates, o NUCA é um caminho para a construção de cidadania e para o desenvolvimento intelectual e emocional dos jovens.O coordenador do NUCA Eusébio, Maksiel Castro, destacou a importância do encontro e da força transformadora da juventude. "É possível dar um novo rumo para a sua história. É possível acreditar naquilo que a política pública tem para oferecer e aproveitar as oportunidades que a gestão e as organizações da sociedade civil proporcionam para transformar suas trajetórias. A partir disso, cada jovem pode construir um novo caminho, assumindo o protagonismo de suas vidas," disse Makciel. "Participar do 5° Encontro Municipal de Adolescentes e Jovens de Eusébio foi inspirador. Estar ao lado dessa nova geração, ouvindo suas ideias e vendo seu protagonismo no NUCA reforça minha certeza de que estamos construindo uma cidade cada vez mais participativa e cheia de oportunidades para nossos jovens", concluiu o prefeito Dr. Júnior, que também esteve presente no evento.
O município de Eusébio deu um passo importante na promoção da cidadania juvenil ao realizar, nesta terça-feira (18), o I Encontro Municipal de Adolescentes de Eusébio, uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA Eusébio). O evento reuniu dezenas de jovens para debater, construir propostas e apresentar o Plano Municipal de Participação Cidadã, documento elaborado pelos próprios adolescentes e que irá orientar as ações voltadas à juventude pelos próximos três anos.
Durante o encontro, os participantes revisitaram as atividades realizadas pelo NUCA em anos anteriores e apresentaram, de forma coletiva, o novo plano de ação baseado nos sete temas prioritários definidos pelo UNICEF para 2025. Esses eixos servirão como base estratégica para o trabalho do NUCA entre 2025 e 2028, reforçando o protagonismo juvenil e o compromisso com políticas públicas inclusivas.
Para aprofundar os debates, os adolescentes foram organizados em sete Grupos de Trabalho (GTs), cada um dedicado a um dos temas definidos pelo Unicef (2025/2028). São eles: Equidade Étnico-Racial; Empoderamento de Meninas e Igualdade de Gênero; Saúde Integral e Integrada de Adolescentes; Educação / Transição Positiva para o Mundo do Trabalho; Proteção Contra Violências; Mitigação dos Impactos das Mudanças Climáticas na Vida de Crianças e Adolescentes; Tema Livre (Políticas de Cidadania / Internet Segura).
Os GTs construíram propostas concretas, que agora passam a integrar o Plano Municipal de Participação Cidadã, e nortearão a atuação do NUCA no município. Ou seja, o plano nasce com a identidade e as ideias dos próprios jovens. Eles foram responsáveis por discutir, escrever e definir as ações que desejam ver implementadas no município, um verdadeiro exercício de cidadania, formação crítica e liderança. Muito mais que um grupo de debates, o NUCA é um caminho para a construção de cidadania e para o desenvolvimento intelectual e emocional dos jovens.
O coordenador do NUCA Eusébio, Maksiel Castro, destacou a importância do encontro e da força transformadora da juventude. "É possível dar um novo rumo para a sua história. É possível acreditar naquilo que a política pública tem para oferecer e aproveitar as oportunidades que a gestão e as organizações da sociedade civil proporcionam para transformar suas trajetórias. A partir disso, cada jovem pode construir um novo caminho, assumindo o protagonismo de suas vidas," disse Makciel.
"Participar do 5° Encontro Municipal de Adolescentes e Jovens de Eusébio foi inspirador. Estar ao lado dessa nova geração, ouvindo suas ideias e vendo seu protagonismo no NUCA reforça minha certeza de que estamos construindo uma cidade cada vez mais participativa e cheia de oportunidades para nossos jovens", concluiu o prefeito Dr. Júnior, que também esteve presente no evento.