Facebook Instagram RSS
Versăo para impressăo Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Notícias

17/03/2017 

Prefeitura de Eusébio inicia atividades do Projeto Peteca 2017

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Educação do Município (Seduce), já deu início as atividades relacionadas ao Projeto Peteca 2017. O pontapé inicial foi dado no dia 3 de março passado, numa reunião com os técnicos responsáveis pelo projeto, diretores, coordenadores e demais profissionais envolvidos, na Câmara Municipal de Eusébio. Na oportunidade foi apresentado um diagnóstico sobre o trabalho infantil no município realizado no ano passado.

Conforme a secretária de Educação do município, Goretti Frota, houve uma redução significativa do trabalho infantil no município, mas ainda há muito por fazer, já que a meta é erradicar essa problemática do município. A coordenadora do projeto, professora Maria do Carmo Santos (Carmosa) observa que as escolas já elaboraram um calendário anual de atividades, que constará de palestras, vídeos, atividades artísticas e trabalhos em sala de aula, visando alertar sobre o trabalho infantil. No fim dos trabalhos todas as escolas participantes apresentam o melhor trabalho numa mostra anual.

O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) é uma ferramenta utilizada pela educação que visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil.  Consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização adolescente.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o trabalho tem que ser intensificado em todo o País, pois ele afirma que o trabalho infantil acarreta prejuízos ao desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo da criança. Segundo ele, a atividade laboral realizada muito cedo, pode causar o atraso na aprendizagem, fracasso e abandono escolar, prejuízo ao desenvolvimento físico e a saúde tais como lesões, deformidades, fadiga excessiva, distúrbio do sono, irritabilidade e problemas respiratórios. “É uma prática nociva que devemos erradicar de vez de nossa sociedade”, concluiu o gestor municipal.

Última atualização: 17/03/2017 às 14:59:57
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE EUSÉBIO
Rua Edmilson Pinheiro, 150 - Autódromo - Eusébio - Ceará - CEP 61760-000